top of page

Resumindo

Aqui você encontrará links para vídeos sobre os diferentes tópicos relacionados a biologia celular e molecular. A maioria dos vídeos listados utilizam métodos e técnicas que inspiraram as criações dos modelos didáticos presentes nos livros adotados nas universidades. 

Introdução ao estudo das células

Membranas celulares

Membranas celulares_Estrutura.png.jpg

Este curto vídeo apresenta os principais aspectos das membranas celulares características dos diferentes organismos vivos.

A vida íntima da célula

Fascinante curta metragem produzido pela universidade de Harvad sobre o processo de diapedese. Neste vídeo, é mostrado o momento em que uma célula, reconhece o sítio de entrada no endotélio. É um bom vídeo para testar os seus conhecimentos em biologia celular, uma vez que muitos processos celulares são ilustrados.

Membranas celulares

Fluidez de membrana

Este curto vídeo mostra a membrana plasmática de um neurônio sendo pinçada com a ajuda de um laser, o laser tweezers, para demonstrar a propriedade de fluidez das membranas celulares. As imagens foram obtidas pela microscopia de interferência diferencial.

Permeabilidade de membrana

O vídeo mostra uma hemácia sendo submetida as soluções com diferentes osmolaridades. É possível visualizar o fenômeno da osmose. As imagens foram obtidas pela microscopia de interferência diferencial.

Canal Iônico

O vídeo mostra um modelo tridimensional do canal iônico de potássio. é possível visualizar as estruturas da potreína transmembranar, bem como a interação com a alças randômicas da proteína.

Canal dependente de estresse

O vídeo mostra uma célula respondendo à estímulo mecânico das ondas sonoras. A despolarização da membrana se dá pela abertura de canais iônicos dependentes de estresse presentes nos esteriocílos das células. As imagens foram obtidas por microscopia de contraste de fase.

Citoesqueleto

Microfilamentos de actina

O vídeo mostra a interação entre microfilamentos de actina e miosina do tipo I.  Aqui foi utilizada a técnica de microscopia confocal. 

Filamentos intermediários

O vídeo mostra a distribuição de filamentos intermediários de queratina em uma célula epitelial em processo de diferenciação. Aqui foi utiliza a técnica de microscopia confocal.

Microtúbulos

O vídeo mostra o fenômeno da instabilidade dinâmica dos microtúbulos. Aqui foi utiliza a técnica de microscopia confocal. Só é possível visualizar os microtúbulos por que a tubulina foi conjugada ao proteína fluorescente pela tecnologia do DNA recombinate.

Proteínas motoras

O vídeo mostra vesículas sendo transportadas sobre um microtúbulo através de proteínas motoras (dineína e ciensina). A técnica utilizada é a microscopia de interferência diferencial.

Sinalização celular

Contração celular

O vídeo mostra uma célula cardíaca contraíndo espontaneamente. Isso só possível devido a presença de sarcômeros. A técnica de microscopia utilizada foi a de contraste de fase.

Fagocitose

Quimiotaxia e fagocitose

Este vídeo realizado em microscopia de contraste de fase mostra uma célula humana, o neutrófilo sendo atraído por uma bactéria e realizando a fogocitose desta. Note que é um processo específico, uma vez que o neutrófilo não fagocita as hemáceas adjacentes.

Transporte de moléculas

Transporte nuclear

O vídeo ilustra o transporte de uma fator de transcrição (NF-AT) do citoplasma para o núcleo através dos poros nucleares. A técnica utilizada é a microscopia de fluorescência. 

Tráfego de vesículas

O vídeo mostra o tráfego de vesículas na via secretória, desde o transporte do RE, passando pelo CG e fundindo com a MP. A técnica utilizada é de microscopia confocal. 

Fusão de endossomos

O vídeo mostra o momento da fusão de endossomos direcionados pela proteína RAB5 em branco. Essenciais para a fusão, as proteína da família SNARE não são ilustradas. A técnica utilizada é a microscopia de confocal. 

Tráfego de vesículas

O vídeo ilustra o tráfego de vesículas (amarelo) por microtúbulos (vermelho) a até a fusão destas com a membrana plasmática em um processo de exocitose. A técnica utilizada aqui é a microscopia confocal.

Metabolismo energético

Mitocôndria - O poder da célula 

Este pequeno vídeo produzido pela Universidade de Harvard, mostra em detalhes a intimidade das mitocôndrias. Nele podemos identificar o transporte de proteínas do citosol para as mitocôndrias, bem como o processo de síntese de ATP. Embora seja uma animação, este vídeo ilustra bem o conhecimento que possuímos desta organela.

Mitocôndria - Ato I - A Origem

A mitocôndria em três atos é um curta metragem produzido por professores da UFRJ sob a direção do Prof. Leopoldo de Meis. O curta aborda a mitocôndria sobre diferentes perspectivas. Neste ato é ilustrada a origem da mitocôndria.

Mitocôndria - Ato II - A Didática

A mitocôndria em três atos é um curta metragem produzido por professores da UFRJ sob a direção do Prof. Leopoldo de Meis. O curta aborda a mitocôndria sobre diferentes perspectivas. Neste ato é ilustrado de maneira didática a respiração celular.

Mitocôndria - Ato II - A Didática

A mitocôndria em três atos é um curta metragem produzido por professores da UFRJ sob a direção do Prof. Leopoldo de Meis. O curta aborda a mitocôndria sobre diferentes perspectivas. Neste ato é ilustrado o processo de respiração celular de maneira artística.

DNA e Replicação do Genoma

O vídeo acima descreve a molécula de DNA.

O vídeo acima descreve o processo de compactação da molécula de DNA.

O vídeo acima descreve o processo de replicação da molécula de DNA.

Ação da telomerase

O vídeo acima descreve o processo de finalização da replicação da fita descontínua com ênfase na ação da telomerase.

O vídeo acima ilustra a ação da DNA Helicase a qual é responsável pela abertura da fita dupla de DNA. São mostrados no vídeo modelos tridimensionais baseados na estrutura da proteína.

CAS9.png
O Ciclo Celular

As imagens do vídeo acima foram capturadas com a técnica da microscopia de interferência diferencial de Nomarski; e apresentam a mitose, processo que em organismos multicelulares promove o crescimento e renovação de tecidos, e em organismos unicelulares serve como processo de reprodução.

O vídeo acima ilustra a meiose, processo pelo qual as células gaméticas são produzidas a partir de uma célula diploide especializada.

A morte celular

O vídeo acima mostra o processo de apoptose, o qual é um dos vários mecanismos de morte celular. A apoptose é caracterizada por ativação de caspases intracelulares, clivagem de DNA, condensação e fragmentação do núcleo e vacuolização da célula formando os corpos apoptóticos. 

bottom of page